A Câmara

A Câmara Municipal

A instalação do Município deu-se em 26/03/1.949, assumindo o Executivo Municipal o Exmo Prefeito Orlando Junqueira de Oliveira sendo o primeiro Prefeito Municipal de Jaborandi.

O Poder Legislativo na época da instalação do Município Jaborandiense foi composto pelos Vereadores, os senhores: Dr. Amadeu Pagliuso sendo o primeiro Presidente da Câmara e os demais Vereadores: Os Senhores Attílio Brisigheli, Angelo Paro, Angelo Tornelli Sobrinho, Assem Chubaci, Aluísio Jorge de Andrade Franco, José Amaro de Barros, Joaquim Cardoso de Toledo, João Augusto Martins, Luiz Dezolt, Marciano Egydio Branco, Tomáz de Aquino Moreira e Vitorio Gambarato.

A Prefeitura e a Câmara Municipal foram instaladas e funcionaram por muito tempo no mesmo prédio situado à Rua Galia nº.70 (hoje denominada Rua Antônio Bruno), que era de propriedade do Sr. Armando Rossini, que recebia os alugueis para uso desse prédio pelos aludidos órgãos públicos municipais.

A primeira reunião se deu no dia 31 de março de 1.949, com inicio às 20:00 (vinte) horas, sob a presidência do Dr. Amadeu Pagliuso dando a pauta administrativa da recém formalidade da cidade de Jaborandi/SP.

Com a apresentação do Ante-Projeto de Lei nº.15/65, assinado pelos Vereadores os Senhores Jõao de Souza, Francisco Tornelli, Moacir dos Reis e Jaime Atavila e posterior aprovação do Legislativo Municipal, a Rua Galia passou-se a denominar Rua Antonio Bruno, conforme a Lei Municipal nº.185, de 15 de Outubro de 1.965, sancionada pelo então Presidente da Câmara Municipal o Senhor Abner da Cunha Borges.

Atraves do oficio 31/87, datada de 1º. De Abril de 1.987, o Exmo. Prefeito Municipal José Baltazar dos Santos por considerar a necessidade do Poder Executivo ocupar maior espaço naquele prédio para instalação de outros serviços essenciais da municipalidade, disponibilizou um prédio para nova sede e funcionamento da Câmara Municipal de Jaborandi. O prédio disponibilizado foi o antigo Centro Comunitário, situado à Rua Inácio Maximo Diniz Junqueira, nº. 694 popularmente conhecida como Rua Boiadeiro, construído em gestão do Exmo. Prefeito João Manuel Diniz Junqueira, local onde por muitos anos foram ministrados aos jovens aulas de datilografia e de corte e costura e nos finais de semana promoviam pequenas boates.

A mudança na sede da Câmara Municipal de Jaborandi foi regulamentada pela Resolução nº. 14/87, datada de 22 de Abril de 1.987, na gestão do então Presidente da Câmara o Senhor Oswaldo Brunozzi.

Mais recentemente a Câmara Municipal através do seu Presidente o Senhor André Luís Grechi Junqueira realizou ampliações e modernizações das salas do Legislativo; entre as mudanças aonde era a cozinha interna passou a ser o novo Gabinete do Presidente, aonde era o Gabinete passou a ser a Sala dos Vereadores, a cozinha passou para a área externa. No Gabinete estão as informações das Legislaturas Municipais desde o primeiro mandado, atualizações dos novos quadros da Galeria de Presidentes da Câmara e instituiu no dia 1º. De Dezembro de 2.022, conforme Portaria nº. 461/2022, denominações de Salas da Câmara homenageando ilustres personalidades políticas municipais que prestaram relevantes serviços a municipalidade.

Cada uma das salas da Câmara Municipal, passou ter uma denominação, sendo, assim denominadas: de Recepção: “Vereador Oswaldo Brunozzi”, Sala dos Vereadores “Abner da Cunha Borges”, Sala da Contabilidade “Vereador Omar Sforcini”, Sala da Secretaria “Servidor Valeriano Buzeto”, Gabinete do Presidente “Prefeito Orlando Junqueira de Oliveira” e Sala de Sessões “Prefeito Luiz Ferreira”.

icon_play
Monumento ao padroeiro municipal "Arcanjo Gabriel"
0
Habitantes
0
Alqueires
0
Alqueires Plantados

Sobre o Município de Jaborandi

O inicio da povoação de Jaborandi foi em 1.902, quando Jaime Nicolau Martins, Casemiro de Mello, Antonio Carapira e outros que construíram as primeiras casas à margem direita do córrego Jaborandi.

A origem do nome vem de uma planta nativa do mesmo nome, planta rutacea com diversas funções medicinais (Pilocarpus-pinatifolus), abundante na região e que muito serviu a população pioneira.

A nascente povoação situava-se dentro das terras do Major Gabriel Diniz de Carvalho Franco que atendendo pedido de Jaime Nicolau Martins, doou cerca de 30 (trinta) alqueires ao já denominado padroeiro “Arcanjo São Gabriel de Jaborandi”. Formalizada a mencionada doação, foi contratado um engenheiro para fazer o devido planejamento do novo patrimônio, tendo o Engenheiro Sr. Mastrelo, da cidade de Barretos-SP., aceito o encargo. A Lei nº.2.019, de 26/12/1.924 criou o Distrito de Paz de JABORANDI que foi instalado em 25/04/1.925 e incorporado ao município de Colina-SP. pela Lei nº.2.096, de 24/12/1.925. O Distrito de Jaborandi teve sua emancipação politico-administrativa através da Lei nº.233, de 24/12/1.948.

Reservou-se a data 18 de março para comemoração do Dia do Município (Aniversário da cidade).

O Município de Jaborandi-SP. possui área territorial de 254 Km2, situando-se na micro região de Barretos-SP., ao norte do Estado de São Paulo que por sua está na região Sudeste do nosso país que está na porção entre Leste da América do Sul e limita-se com os seguintes Municípios:

Ao Norte com Barretos-SP.;

Ao Sul com Terra Roxa-SP.;

Ao Leste com Morro Agudo-SP; e

Ao Oeste com Colina-SP.

A sede municipal, com 493 m de altitude, tem a seguinte posição geográfica: 20º 41` 17” de Latitude Sul e 48º 24` 45” de Longitude W. Gr.

O Município é banhado pelos rio Pardo, Ribeirão das Palmeiras e diversos riachos.

O solo de Jaborandi apresenta relevo levemente ondulado, com solo constituído de latoso vermelho escuro.

O clima da cidade é tropical, com temperatura média mínima de 12º C e média máxima de 30º C.

Levantamento da população de acordo com Censos Democráticos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE:1.949 com 8.072 habitantes; 1.960 com 7.511 habitantes; 1.980 com 5.457 habitantes; 1.991 com 6.336 habitantes e 2.000 com 6.410 habitantes, sendo 3.285 homens e 3.125 mulheres.

O Município de Jaborandi tem a sua principal fonte econômica na agricultura diversificada, secundada pela pecuária. A tecnologia aplicada na agricultura é considerada das mais avançadas. Do total 8.501, 17 alqueires de área cultivada, 81% (Oitenta e um por cento) desse total é ocupado pela cultura de cana de açúcar.

Foto Aérea do Município em 2022 - Clique para abrir inteira

Conheça nossa
câmara municipal

Faça um tour pela história carinhosamente preservada da cidade

R. Inácio Máximo Diniz Junqueira, 694
Jaborandi – SP, 14775-000

Receba novidades por email

Cadastre-se na nossa newsletter e seja notificado das principais novidades da câmara

R. Inácio Máximo Diniz Junqueira, 694
Jaborandi – SP, 14775-000